domingo, 23 de setembro de 2012

Esse texto quem escreveu pra você foi o Gabriel Carriconde, um dos nossos melhores amigos, e que eu sei vai sempre te dar todo o amor do mundo.





"Vinte e quatro de setembro de dois mil e doze, meia noite e meia, Curitiba, estado do Paraná, região sul do Brasil, Brasil, América do Sul, América Latina, continente americano, mundo, uma senhora atravessa a avenida em frente a torre eiffel, enquanto isso a um oceano de distância uma criança poe-se a adormecer de frente a ilha de manhattam, não menos importante um jovem sírio foge de sua cidade em direção a algum campo de refugiados, faminto, perdido, sozinho, um homem de liverpool vê a reprise do futebol na BBC, enquanto dorme em sua poltrona, uma japonesa de meia idade sai do intervalo de seu trabalho para saborear algum peixe ainda cru em alguma temakeria no centro de Tókio, vê no telão do prêdio uma propaganda de ajuda humanitária da Unesco, onde passa uma criança subnutrida da região do sahel africano, apenas passa em frente ao telão, nesse momento naquele mesmo sahel, aquela mesma criança corre atras de uma bola de capotão com seus amigos e se distrai para diminuir a fome, ela ainda espera junto com sua família que aquele homem branco americano volte trazendo comida e boas notícias, na verdade aquele suposto bom samaritano, negocia algumas pedras preciosas da região da Serra Leoa com algum megamilionário e investidor, que adora negocios no mercado negro, ele passa férias todo o verão com sua família em uma casa de praia no litoral italiano, ele é dono de uma grande petrolífera, tem acordo com diversos governos em todo o mundo, não liga muito para a consequencia de seus negocios, prefere buscar seu filho na escola em Las Vegas e dar sempre uma joia nova para sua mulher, que gosta da casa de sua família sempre ajeitada, quem cuida dos afazeres do lar na verdade é a empregada uma brasileira nascida em Recife, estado de Pernambuco, nordeste brasileiro, foi para a América tentar a sorte, trabalha dobrado em um ritmo pesado para ganhar alguns dolares, tenta arrumar dinheiro para mandar para sua família. Sua mãe e seu pai eram pequenos agricultores que perderam suas terras para a seca e foram para a cidade conseguir seu lugar ao sol. Ela é dona de casa, ele operário da construção civil, acabam de comprar uma geladeira, uma tv de plasma, e um carro usado, tudo parcelado, em algumas longas prestações. A vida mudou um pouco nos ultimos anos apesar de não conseguirem uma consulta médica a algum tempo para cuidar de uma grave doença que a dona de casa tem, eles tentam pagar um convênio privado de saúde com os dolares enviados de sua filha do estrangeiro. Gostam de ver tv, ele senta as oito da noite na sala de sua casa para ver o jornal nacional, ministro demitido, deputado cassado, guerra no oriente médio, diminuição do ipi, amistoso da seleção, rodada de domingo, síria, terrorismo, UPP, eleições. Curitiba. Um garoto sabendo de todas as coisas que o arrodeia acordado na madrugada, escreve em seu notebook freneticamente ao som de um fado portugues, emocionado esperando a chegada de seu afilhado, filho de seus melhores amigos que namoram desde quando o Brasil venceu o Chile nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Ufa! Cansei... Tantas coisas acontencendo, o globo girando, carros vem e vão, aviões levantam voo, casais fazem sexo, pastores pregam o evangelho divino, políticos sem envolvem em suas perfídias e escárnias negociatas. E eu apenas imaginando seu sorrisinho, aberto a descobrir esse paraíso de absurdos gloriosos, seus primeiros passinhos, seu primeiro choro, sua mãe te amamentando, te dando carinho, seu pai te ensinando a brincar de lego. Bendita seja a vida minha criança, seja bem-vinda..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário